A página oficial Organização Mundial da Saúde Europeia publicou um artigo bem interessante sobre a atividade física em casa durante o período de isolamento imposto pela pandemia de COVID-19.
Ficar em casa por períodos prolongados pode representar um desafio significativo para permanecer fisicamente ativo. O comportamento sedentário e os baixos níveis de atividade física podem ter efeitos negativos na saúde, bem-estar e qualidade de vida dos indivíduos. O isolamento também pode causar estresse emocional e afetar a saúde mental. As técnicas de atividade física e relaxamento podem ser ferramentas valiosas para ajudá-lo a manter a calma e continuar a proteger sua saúde durante esse período.
A OMS recomenda 150 minutos de atividade física de intensidade moderada ou 75 minutos de intensidade vigorosa por semana, ou uma combinação de ambos. Essas recomendações ainda podem ser alcançadas mesmo em casa, sem equipamento especial e com espaço limitado.
- Fazer pausas curtas e ativas durante o dia: Breves períodos de atividade física cada dia para somar as recomendações semanais. Dançar, brincar com crianças e realizar tarefas domésticas, como limpeza e jardinagem são maneiras de se manter ativo em casa. No link abaixo, você encontra sugestão de exercícios para criar uma rotina e se manter ativo.
- Andar: Mesmo em espaços pequenos, andando no local, pode ajudá-lo a permanecer ativo. Se você receber uma ligação, fique em pé ou ande pela casa enquanto fala, em vez de se sentar.
- Levantar-se: Reduza seu tempo sedentário, levantando-se sempre que possível. Idealmente, tente interromper o tempo sentado a cada 30 minutos. Considere usar uma mesa alta para continuar trabalhando em pé. Durante o tempo de lazer sedentário, priorize atividades cognitivamente estimulantes, como leitura, jogos de tabuleiro e quebra-cabeças.
- Relaxar: Meditação e respirações profundas podem ajudá-lo a manter a calma. Alguns exemplos de técnicas de relaxamento estão disponíveis no link abaixo para inspiração.
Para uma saúde ideal, também é importante lembrar de comer de modo saudável e manter-se hidratado. A OMS recomenda beber água em vez de bebidas açucaradas. Limite ou evite bebidas alcoólicas. Acrescente em sua dieta muitas frutas e verduras e limite a ingestão de sal, açúcar e gordura. Prefira grãos integrais ao invés de alimentos refinados.