blog img

A “World Health Organization” (WHO), deu algumas dicas de alimentação durante a quarentena. A “World Food Programe” (Programa de Alimentação Mundial) descreve o que deve e o que não deve ser feito durante o isolamento do COVID-19:

 

6 dicas para uma Dieta saudável em tempos de Coronavírus

 

  1. Hidratação

Como estamos menos ativos durante o isolamento, podemos não sentir sede. 

Definia lembretes para garantir que se hidratará na quantidade adequada 8 copos/dia). Adicione sabor e nutrientes à água: fatias de pepino, limão, laranja ou folhas de hortelã. Evite bebidas açucaradas e refrigerantes.

  1. Energia

Os carboidratos são essenciais para a energia do nosso corpo e combater doenças.

Escolha alimentos integrais (macarrão, pão e arroz) e batata-doce, porque liberam energia lentamente contribuindo para a manutenção do peso corporal.

  1. Crescimento e recuperação

As proteínas atuam no crescimento físico, especialmente das crianças, mas também ajudam a reconstruir o corpo quando estiver doente. O consumo diário desses alimentos é essencial.

Vale a pena comprar ovos, leite UHT e outros produtos lácteos que têm uma vida útil longa na geladeira. 

Congelar carne e peixe ou ter atum em conserva.

Fontes vegetais de proteínas, como ervilhas, lentilhas e feijões, têm uma vida útil longa e são ricas em vitaminas e minerais.

  1. Vitaminas

As vitaminas garantem que o corpo funcione bem e ajudam a protegê-lo contra doenças. As frutas e vegetais coloridos são ricos em vitaminas e antioxidantes.

Monte sua dieta com um vegetal de cada cor. É divertido e aumenta a variedade do que você come. 

Frutas e legumes em conserva, congelados ou secos são uma ótima fonte alternativa quando não podem ser comprados diariamente.

  1. Mantendo o intestino saudável

Mantenha o bom funcionamento intestinal ingerindo fibras presentes em frutas, legumes e todo tipo de cereal (aveia, quinoa). Opte por alimentos integrais. O exercício regular também ajuda a manter a saúde intestinal.

  1. O que evitar

Evite que o consumo de gorduras supere 30%. Priorize o uso de óleos insaturados (ex: girassol ou colza). Priorize alimentos que já possuem gordura insaturada (ex: peixes e nozes). 

Diminua a ingesta de gordura saturada, removendo a pele do frango e tirando a gordura da carne. Evite o consumo de gordura trans (biscoitos) e gordura hidrogenada (margarina). 

Evite o consumo de carne enlatada, pois geralmente é rica em sal e gordura. Na dúvida, opte por alimentos não processados.

 

Modificado de Ana Opris in: https://insight.wfp.org/food-for-thought-7-tips-on-keeping-a-healthy-diet-in-the-face-of-coronavirus-7fab7f06177

Deixe uma resposta

WhatsApp chat